Depoimentos

O que estão falando sobre o nosso trabalho.

A professora Ana tem realizado trabalhos espetaculares para e com o Instituto Casagrande. Indico seu trabalho e a considero como nossa referência na área de Educação Matemática para formação docente na educação Básica. É uma honra e um prazer tê-la em nosso time e contar sempre com sua experiência, suas pesquisas e principalmente com o seu carisma.

Renato CasagrandeSócio Fundador do Instituto Casagrande

A equipe LIM conta com Ana Ruth Starepravo, uma grande escritora e educadora de renome nacional, que atua no desenvolvimento da inteligência lógico-matemática com ênfase na resolução de problemas e uso dos jogos na aprendizagem da matemática.
Nesse período de pandemia, quando os pais ficaram em casa com os filhos, a contribuição da Ana foi valiosíssima, pois muitos deles colocaram em prática as dicas passadas por ela, desmistificando muitas ideias equivocadas sobre a aprendizagem de matemática na Educação Infantil. Seus vídeos abriram um verdadeiro horizonte de possibilidades.
Maravilha!

Luciana FogaçaDiretora de criação e relacionamentos do LIM

O município de Teotônio Vilela/AL vem buscando alcançar patamares elevados na área da educação pública. Uma das frentes tem sido o investimento na valorização dos docentes, a partir da remuneração acima do piso salarial, do fomento à ampliação do universo cultural, da implantação da gestão por competência, da formação continuada em serviço, entre outros. Neste contexto, a secretaria municipal de educação vem firmando parcerias com instituições e/ou profissionais de renome na área da educação para contribuir com a formação de nossos docentes. O curso de formação continuada, desenvolvido pela professora Ana Ruth Starepravo, trouxe grandes contribuições para a melhoria da aprendizagem da nossa rede. O curso colaborou para ampliar a capacidade dos nossos professores em relacionar a teoria com a prática e aprimorar a didática sobre o letramento matemático. Nossos alunos desenvolveram outras habilidades para representar e argumentar matematicamente em diversos contextos. Isto representa mais qualidade no processo de ensino e aprendizagem e, claro, tem impacto nos indicadores educacionais. Nossa luta é pela educação com qualidade social e equidade.

Noêmia PereiraSecretaria de educação do município de Teotônio Vilela, Alagoas

O trabalho da Ana Ruth é tão rico, a forma de ensinar que ela propõe soma muito com a aprendizagem dos alunos. Tivemos um resultado extraordinário em matemática na minha escola, na série em que trabalhei, mesmo de maneira on-line e em meio à pandemia. As crianças terminaram o ano com um raciocínio excelente, com um cálculo mental muito bem desenvolvido e um gosto pelos números, que nos deixou encantadas. Foi muito, muito bom. Agradeço muito por ter nos ajudado e nos dado uma base e dicas práticas para desenvolver nosso trabalho. Acredito que aí está a riqueza do que a Ana nos ensina. Aprendemos muita teoria, mas às vezes ela está muito distante da prática e não conseguimos achar o caminho para inserir na realidade. A forma que a Ana tem ensinado e trabalhado, faz da vida do professor algo melhor, traz caminhos e ferramentas que facilitam. Agradeço toda a atenção que nos foi dada e os materiais e jogos sugeridos. Foram de muita valia. Eu vivenciei na prática o trabalho proposto e vi o resultado muito nítido. Suas propostas vêm como um auxílio a um pedido de socorro dos que sentem dificuldade no ensino da matemática. Parabéns pelo excelente trabalho e pela missão de ajudar tantos professores.

Jaqueline PrudencioProfessora da Escola Umbrella - Curitiba/PR

Conheci a Ana Ruth quando ela dava aula na graduação em Pedagogia na PUCPR e era minha colega de trabalho. Na época me chamou muito a atenção o quanto as alunas tinham afinidade com a professora e gostavam das aulas dela. O mesmo aconteceu, mais tarde, no seu trabalho como professora na pós-graduação em Psicopedagogia. A Ana tem aquilo que eu considero essencial num bom profissional: ela gosta do que faz, sabe o que está fazendo e o faz com intencionalidade. Ter um espaço virtual no qual ela possa mostrar a construção da sua profissionalidade é algo fantástico!

Dra. Evelise Labatut PortilhoCoordenadora do curso de pós-graduação em Psicopedagogia da PUCPR

Com seu carisma e entusiasmo, Ana Ruth tem colaborado verdadeiramente com o nosso programa de Embaixadores da Inovação desde o ano de 2019.
Seus workshops sobre o pensamento matemático na infância já influenciaram mais de 200 educadores da área de Robótica Educacional estimulando diferentes práticas em sala de aula.
Essa sensibilização do docente é fundamental para que a matemática, dentro de programas de robótica, tenham destaque na aplicação de projetos STEAM.

Alex PaivaGerente de Novos Produtos da unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia.

A formação na área de matemática realizada pela professora Ana Ruth no município de Birigui, entre os anos de 2010 a 2016, além dos benefícios quanto à aquisição de novos saberes, apresentou-se como um projeto revolucionário, pois fugiu de qualquer modelo tradicional de formação.

Iládia CristinaRede Municipal de Ensino de Birigüi/SP

Ana me surpreende a cada palestra, curso ou formação com sua capacidade magnifica de ressignificar os participantes. Ela consegue com muita maestria despertar em seus alunos a arte de Aprender, Desaprender e Reaprender!
Avalizo seu trabalho, técnicas e suas modernas e ao mesmo tempo, simples metodologias de ensinar.

Prof. Vicente FalcãoPresidente do Instituto Conhecer

No movimento contínuo em busca de dar sentido ao nosso fazer pedagógico, estamos sempre atentas àquilo que nos falta. E nesse lugar do não saber, da incerteza, do que identificamos como necessidade, de tempos em tempos nos deparamos com a matemática. Diferente do que acontece em relação ao processo de alfabetização e letramento, a construção do número e das operações matemáticas não é um campo sobre o qual se possam encontrar muitos autores que articulem teoria e prática. E não estou falando de modelos, de métodos, o que faz muita falta na formação de professores é compreender como as crianças aprendem a matemática. Que caminhos elas percorrem, quais estratégias utilizam para resolver as situações matemáticas com as quais se deparam no cotidiano dentro e fora da escola. Eu costumo dizer que nós, professores, precisamos nos encantar duplamente. Temos que manter a capacidade de nos surpreender diante do conhecimento e sentir o encantamento da descoberta, ao compreender o raciocínio da criança. Ao mesmo tempo, temos que planejar e propor a elas situações que promovam o pensar. Há três anos tivemos a oportunidade de fazer essa costura com o grupo de professoras da nossa escola: o trabalho com a Ana Ruth proporcionou uma mudança de atitude frente à construção do sistema de numeração decimal, um outro nível de compreensão, e provocou mudanças significativas nas mediações. Queremos avançar ainda mais e espero que possamos retomar em breve nossos estudos com a Ana.

Katia Bittencourt BorgesCoordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Escola Praia do Riso - Florianópolis

Estou na Escola dos Sonhos desde 2006 e sempre trabalhamos para que as aprendizagens realizadas ali fossem de fato significativas para a vida dos nossos estudantes. Avançamos muito ao longo do tempo, mas a matemática sempre foi o nosso grande desafio: como tornar essa disciplina interessante e significativa para as crianças?
Encontramos no trabalho da Ana Ruth as respostas para essas questões que tanto nos angustiavam. Desde 2016, fizemos vários encontros de formação e tivemos a oportunidade de construir um novo olhar para essa área do conhecimento. Hoje contamos com a sua assessoria para o desenvolvimento de um trabalho lúdico e muito instigante para professores e estudantes, uma matemática desafiadora, que problematiza e estimula a criatividade e o pensamento crítico. É uma grande alegria contar com o trabalho da Ana e com seus três filhos que estão matriculados em nossa escola desde 2015.

Danuza SilvaCoordenadora Pedagógica Escola dos Sonhos - Florianópolis/SC

Na pós-graduação em Psicopedagogia foi ofertado o módulo de Construção do raciocínio lógico matemático e os alunos sentiam como o grande desafio do curso, até conhecerem a professora Dra. Ana Ruth Starepravo. A metodologia utilizada por ela trouxe aos alunos da pós graduação uma grande consistência teórico-prática; conhecimento para atuação na área e descobertas incríveis sobre a matemática.

Drª Liliamar HoçaPsicopedagogia da Universidade Positivo - 2013-2018

A professora Ana Ruth Starepravo é uma profissional completa, atualizada, de grande experiência e fundamentada na sua prática pedagógica. Uma referência quando o assunto é Educação Matemática e Interdisciplinaridade.
Suas palestras e cursos trazem sempre muito conteúdo, apresentados de forma clara e dinâmica através de sua didática ímpar que traduz a teoria em prática de forma simples e objetiva.

Paulo FerrazFerraz Eventos & Treinamentos

Há muito tempo conhecemos o trabalho desenvolvido pela professora Ana Ruth e fazemos uso dos seus livros em nossas formações. Ana trabalha muito com jogos, não apenas pelo entretenimento, mas esclarecendo os objetivos, mostrando o que cada jogo pode promover no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e nos ensinando como acompanhar e estimular o pensamento próprio da criança para promover avanços. Não são jogos caros e nem impossíveis de fazer, usando, na maioria deles, material do cotidiano e de fácil produção.
Em 2020 tivemos a oportunidade de fazer uma formação online com a Ana, na qual ela explorou os aspectos essenciais do ensino de matemática para educadores da região da AMOP. Foi um sucesso entre os/as professores/as!

Emma GnoattoAssessora Pedagógica do Dpto. de Educação da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP)

No ano de 2017 contamos com uma profissional competente e renomada na área do ensino da matemática para realizar uma formação com a equipe interna da Secretaria de Educação. Professora Ana Ruth nos atendeu brilhantemente, ressignificando saberes e nos despertando para o ensino de uma matemática mais humanizada. Essa formação nos trouxe excelentes resultados, uma profissional dedicada, atenciosa, prestativa competentíssima.

Regiane Pacheco NunesGestora do Núcleo Pedagógico da Educação Infantil do Município de Colombro/PR no período de 2014 /2020.

Atuei na secretaria municipal da educação de Almirante Tamandaré de 2005 a 2013. Na época contratamos a Ana Ruth para formar toda a rede municipal (Fundamental I) e
muitas professoras já começaram a trabalhar a matemática de uma forma diferente. Hoje, como gestora de uma unidade da rede, trabalhando com a minha equipe na reelaboração do currículo de matemática, o trabalho da Ana Ruth é muito lembrado. O que foi estudado naquela formação tem ajudado muito na adequação da nossa proposta curricular à nova BNCC. Eu indico muito esse trabalho, pois além do conhecimento teórico ela também é professora, foi professora nos anos iniciais e tem vivência a respeito daquilo que de-
fende sobre educação. O trabalho da Ana Ruth é lindo e nos faz desenvolver uma nova forma de pensar a matemática na escola.

Anna Paula WolfGestora Municipal Professora Clair do Rocio Sandri - Almirante Tamandaré/PR

Conheci o trabalho de Ana Ruth através de sua atuação como formadora na rede municipal de ensino de Birigui. De 2009 a 2015, desenvolveu junto aos professores, coordenadores, diretores e equipe técnica da Secretaria de educação um trabalho formativo pautado na reflexão sobre a prática, através de cursos e oficinas cujos saberes construídos expandiram-se e tomaram forma através da prática cotidiana do professor.
Foram construídos conhecimentos pedagógicos que nos fizeram evoluir no entendimento de conceitos fundamentais para o ensino da matemática para crianças pequenas e que nos fizeram reconhecer as formas de pensar de cada criança, sua autonomia e protagonismo como princípio básico de toda aprendizagem.
Seguramente, posso afirmar que os bons índices educacionais verificados no município, sobretudo no campo da matemática, se devem, em grande parte, a esse trabalho formativo que colocou a criança, suas formas de pensar e aprender como centro de toda ação pedagógica.
Avançamos muito enquanto profissionais graças ao seu trabalho coerente, ético e radicalmente comprometido com a aprendizagem de sucesso de todos os alunos.

Sônia Regina GuaraldoSecretária de Educação do Município de Birigui/SP de 2008 a 2016

Conheço a Ana Ruth há mais de 20 anos. Começamos a trabalhar juntas na Escola Palmares, em Curitiba e venho acompanhado sua trajetória pessoal e profissional desde então.
O estilo não mudou: o encantamento que a Ana tem pelos projetos que se envolve é o mesmo de quando era professora. A sua exigência em relação ao que faz e ao modo como faz também é uma marca registrada.
E isso pode ser percebido facilmente pelos que acompanham seu trabalho e tem a oportunidade de conhecer os diferentes papéis que ela Ana assume: da mãe que acompanha atentamente seus filhos e a escola que escolheu para eles, da formadora de alunos e professoras, da autora de livros, da palestrante, da apaixonada pela Educação Matemática.
Admiro muito a missão que a Ana assumiu para si, a de disseminar a ideia que que é muito possível e urgente transformar a Matemática escolar.

Andrea Maia de SantanaDiretora de Relacionamento da Positivo Tecnologia

Conheci a Ana Ruth fazendo mestrado em Educação na UFPR, e logo me impressionei com sua visão claríssima sobre os problemas do ensino da Matemática em nossas escolas e sobre o caráter extremamente viável e prático das soluções que ela apontava.
Com o tempo, e hoje já Doutora há vários anos, seu conhecimento teórico ganhou muito corpo, mas sem prejuízo de sua incrível capacidade de, com suas intervenções, cursos e palestras, provocar reflexão e transformações que se refletem em nossas salas de aula.
Essa é uma qualidade raríssima e, na minha opinião, ela é a nossa grande qualificadora para quem busca transformar o ensino da matemática e, através dele, nossas escolas.

Luiz Carlos RischbieterSócio fundador da Casa Labirinto e consultor pedagógico da Positivo Informática