Sandra Bozza – Curitiba/PR

Ana Ruth Starepravo é a criatura mais delicada e humana que eu já conheci nessa passagem pela Terra e talvez ela não tenha a mínima consciência de como ela é exemplo e caminho para tantos que a rodeiam.

Ainda que bem mais nova do que as pessoas do nosso grupo, ela areja e ilumina qualquer reunião, empreendimento ou festa com sua doçura, objetividade e clareza. Esses atributos pessoais também valem para seu magnífico processo profissional.

Desconheço alguém que trabalhe com educadores que consiga transitar com tanta facilidade por todas as nuances de profissionais como ela.

Além de cativar, Ana Ruth  conquista para o prazer de aprender. Qualquer assunto ou tema por ela discorrido, passa a ser interessante, às vezes, apenas pela maneira como ela coloca o tema em questão.

Outro atributo invejável é a capacidade que essa mãe de trigêmeos tem discordar. Nunca presenciei uma conversa profissional em que a Ana Ruth se furtasse de deixar clara a sua posição quanto ao que estava sendo discutido. Sempre com muita delicadeza e perspicácia.

Tive a honra de escrever algumas obras com ela e sempre aprendi mais e mais através de seus claros e objetivo textos. Da mesma forma, como parceira em Mesas de Debates, acaba por encantar aos componentes da Mesa e à plateia inteira, pois o que não lhe falta é base e argumentação para defender seus princípios.

Com linguagem clara, tanto oral quanto escrita, seu discurso é preciso, rico e jamais deixa de estabelecer a relação que melhor pode formar o educador: o binômio teórico/prático. Conheço e convivo com inúmeros formadores na área da Educação e tenho certeza de que a maioria concorda com o que aqui escrevo.

Do ponto de vista teórico, bebendo na fonte riquíssima do orientador Lino de Macedo no doutorado, da USP e no Mestrado tendo como grandes orientadoras Maria Lúcia Faria Moro e Maria Tereza Carneiro e a ela tem bases sólidas e foi uma honra assistir a defesa de sua dissertação, na UFPR.

Suas leituras, tal qual seus textos, jamais são rasos e isso se reverte em fonte produtiva de possibilidades para todas as pessoas que podem usufruir de uma relação mais acadêmica com ela. Suas alunas de Pós Graduação, bem como as professoras que a assistem nos momentos de formação profissional, são cativados para sempre, como eu fui arrebatada desde os idos de 90, quando começamos a dar palestras nos mesmos eventos.

Não foi a toa que, há quase uma década, montamos uma empresa, com a Isabel Parolin, Sônia Kuster e Erasmo Andrade e isso foi mais um motivo de realização profissional para mim. Suas ideias e sua postura fazem-me crer cada vez mais no ser humano, pois o que vale dessa vida são os vínculos preciosos que podemos fazer com seres cada vez mais humanos.

Enfim, só posso concluir esse depoimento dizendo que sou verdadeiramente uma afortunada e feliz por ter como amiga, colega e sócia uma pessoa do Bem como a Ana Ruth Starepravo.

Sandra Bozza é Licenciada em Letras pela PUCPR e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa/Portugal. Autora de diversos livros e artigos na área de Linguística, Metodologia da Alfabetização e Literatura Infantil. Atua com formação continuada de professores em todo Brasil.