Janaína Araujo – Birigui/SP

Conheci a Ana Ruth Starepravo nos cursos de Formação Continuada oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação do município onde leciono e tive o privilégio de ser uma das professoras da rede a desenvolver um trabalho de filmagem de prática pedagógica em matemática com os alunos, assessorada pela Ana Ruth, experiência essa, que fez parte do livro de autoria dela “Ação e Reflexão na Formação Docente – a experiência do município de Birigui”.

O desenvolvimento desse trabalho, que fazia parte do processo de Formação Continuada, mudou a minha visão sobre a forma como as crianças aprendem matemática e me proporcionou acompanhar experiências de aprendizagens e descobertas incríveis por parte dos alunos.

A cada socialização de processos de resoluções pelas crianças, me encantava a forma como elas iam construindo conceitos matemáticos.

Jamais poderia ter observado tais experiências se não tivesse, por meio das orientações da Ana Ruth Starepravo, proporcionado aos alunos possibilidades de construir processos e desenvolver estratégias de resoluções, reduzindo suas aprendizagens em matemática a simples técnicas e exercícios repetitivos, que na maioria das vezes, não são compreendidos por eles.

Janaína Araújo é licenciada em Pedagogia. Pós graduada em Didática e Educação Infantil e professora no município de Birigui/SP.