Helena Almeida – Jaraguá do Sul/SC

Tive a sorte e o privilégio de ser aluna da Ana Ruth na PUCPR e anos mais tarde, poder participar de uma sequência de encontros de Assessoria Matemática para professores que ela organizou na escola em que eu trabalhava.

Destaco a leveza e a sensibilidade com que ela não só nos (re)apresentou a Matemática, mas como ela nos fez compreender a importância de fomentarmos em sala, cotidianamente, o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.

Foram encontros que até hoje incrementam a minha “práxis” ( dentro e fora da escola). Eles, de fato, me atravessaram, me encantaram.

A partir da sua fala repleta de exemplos e interatividade (com materiais, situações-problema e jogos), somada à leitura de seu livro “Jogando com a Matemática: números e operações”, pude compreender como e porquê, durante o ato de jogar, um professor deve valorizar os detalhes, deve perceber as estratégias de cálculo dos alunos, enxergar a opção que um aluno faz por uma determinada jogada e ainda, considerar as dúvidas que surgirem numa determinada partida.

Tudo isso, se tornarão importantes subsídios para planejar novas atividades e intervenções.

Assim, esse professor atento ao jogo, torna-se capaz de inseri-lo com eficácia na rotina escolar, trabalhando os mais variados conteúdos, e garantindo, sobretudo; uma significativa intencionalidade na sua proposta.

Helena Almeida é Pedagoga pela UFPR e Bióloga pela PUCPR. Mestranda em Filosofia da Infância e Assessora Pedagógica. Coordenadora do Projeto Por uma Educação Sensível.