Isabel Parolin – Curitiba/PR

Sou amiga e grande admiradora da Ana Ruth. Tenho a alegria de trabalhar ao lado e com ela, em diferentes instituições, cidades, publicações e congressos.

No entanto, vale salientar, que inicialmente, a nossa aproximação deu-se no plano das ideias e do que nos é comum: o amor e o pleno envolvimento com a escola, em seu complexo processo de mediar aprendizagens, ou seja, promover o ensino.

A Ana Ruth dedica-se, em tem notoriedade, nas pesquisas e no trabalho com as bases do pensamento lógico Matemático, que sustenta todas as áreas das aprendizagens e do ensino. Portanto, é redução destacá-la como uma pesquisadora “da área da Matemática” tão somente.

Ela é uma formadora de seres pensantes, capazes de promover hipóteses, buscar respostas e produzir outros questionamentos.

Sobretudo, o tempo de convivência me mostrou, que a Ana Ruth é uma ensinante delicada, afetuosa, estudiosa e competente – um ser humano em seu sentido pleno.

Isabel Parolin é Psicopedagoga Clínica e Mestre em educação pela PUC/SP. Autora de livros e artigos em revistas, jornais e sites de temas relacionados à aprendizagem, ensino e a educação familiar.