Elsbeth Schutz – São João da Boa Vista/SP

Conheci Ana Ruth quando ainda era aluna do Magistério no Colégio Martinus (Curitiba/PR). Não era apenas uma aluna, mas sim a aluna que se sobressaia pela curiosidade, questionamentos e principalmente no interesse em entender o Projeto Político Pedagógico do colégio, que atuava desde o Jardim de Infância até o Ensino Médio.

Nós, integrantes da parte diretiva do colégio, estávamos de olho na futura professora, que passou a fazer parte do quadro de professores e em pouco tempo se destacou, entrando com tudo no trabalho interdisciplinar e superando-se no trabalho com Resolução de Problemas nos anos iniciais.

Eu amava estar em sua sala e observar como fazia os questionamentos, levando seus alunos a levantar hipóteses em prol do desenvolvimento do pensamento lógico de cada um.

Lembro-me da batalha que enfrentei para que Ana Ruth participasse de um Congresso em Cuiabá, em 1994. O investimento financeiro era alto, não só pela participação no congresso, mas pela viagem. Mas essa oportunidade a levou ainda mais a se aprofundar no assunto e ser uma multiplicadora dentro da própria escola.

E não preciso dizer que Ana Ruth levantou asas e voou. Publicou a sua primeira coleção didática de matemática, ainda como professora, e os seus personagens eram os seus próprios alunos (e sua bagagem junto a eles).

Com sua capacidade alçou voos ainda maiores, tornou-se Mestre, Doutora em Educação, palestrante, formadora de professoras neste nosso imenso Brasil.

Neste momento fico feliz por mais um voo que está prestes a alçar: O Blog NUMERALIZA.

Tenho certeza de que é mais um projeto para enriquecer o trabalho dos educadores, comprometidos com a preocupação de como uma criança aprende. Tenho muita alegria e carinho por ter feito parte desse processo.

Elsbeth Schütz é educadora, teóloga e publicitária.