STAREPRAVO. A. R. Resolver problemas para ensinar e aprender matemática. In: STAREPRAVO, A. R. ; PAROLIN, I. H. BOZZA, S. Na escola sem aprender? Isso não! Três olhares sobre o aprender e o ensinar. Pinhais: Editora Melo, 2009.

Em 2007 recebi um telefonema de uma grande amiga, a psicopedagoga Isabel Parolin. Ela me perguntou se eu estava a par  dos resultados do PISA 2006, divulgados naquela semana, e me indagou sobre o que poderíamos fazer a respeito das implicações daqueles resultados. Segundo a Isabel, precisávamos nos manifestar! Chamamos a especialista em Literatura e Língua Portuguesa, nossa querida amiga Sandra Bozza e começamos um diálogo que resultou na obra: Na escola sem aprender? Isso não! Três olhares sobre o aprender e o ensinar.

Fiz então o terceiro capítulo dessa  obra que foi produzida com o intuito de mobilizar a comunidade educacional em prol de ações consistentes em relação às não aprendizagens dos alunos na escola. Resolver problemas para ensinar e aprender matemática coloca em discussão os resultados obtidos por nossos estudantes nos programas de avaliações nacionais e internacionais, propondo uma análise entre a forma como como a matemática vem sendo ensinada na escola e o baixo desempenho dos alunos nessa disciplina.

Com uma linguagem leve e recheada de exemplos, apresento ali uma análise do papel da resolução de problema na construção de conceitos matemáticos, chamando a atenção para a necessidade de se diferenciar, na escola,  problemas de exercícios e aponto um caminho por meio do qual os alunos podem não apenas aprender matemática, mas também desenvolver competências que extrapolam o âmbito dessa disciplina.

O livro conta com mais dois textos (Aprendendo na escola e com a vida, da Isabel e Formar leitores: possibilidade de vencer a barbárie, da Sandra) e com um capítulo no qual nós três respondemos questões recorrentes coletadas em nossos trabalhos de formação pelo Brasil afora.

Prefácio de Celso Vasconcelos.

Ana Ruth Starepravo

Ana Ruth Starepravo

Doutora em Educação pela USP, Pedagoga e Mestre em Educação pela UFPR. Mulher, mãe, professora, escritora, pesquisadora e apaixonada por educação, especialmente pelo ensino e aprendizagem de matemática.

Deixe uma resposta