Oficina de jogos SINEPE/SC (abril/2017)

A oficina Jogando com a matemática: números e operações promovida pelo SINEPE/SC foi realizada no dia 28/04/2017 no Hotel Cambirela, em Florianópolis. Contou com 86 inscritos de mais  20 escolas particulares de diversas cidades de Santa Catarina.

Essa Formação  teve como objetivo provocar uma reflexão sobre o papel exercido pelos jogos na aprendizagem da Matemática e oferecer subsídios aos professores para explorar essa ferramenta em sala de aula. O jogo foi tratado, na oficina, sob uma perspectiva de ensino que se pauta não na transmissão, mas na ação da criança e que considera a construção do conhecimento numa perspectiva de (re)invenção e de descoberta. Explorando, na prática, alguns jogos foi possível discutir sobre como o lúdico pode se tornar um elemento mediador na relação entre a criança e o saber matemático, tendo como referência a Teoria Construtivista Piagetiana, a Didática da Matemática Francesa.

 

 

Se você participou dessa oficina, faça o download do PDF.

Mas antes deixe seu comentário no espaço designado para isso abaixo. Conte se essa oficina trouxe contribuições à sua prática.

Sua opinião é muito importante para mim! Obrigada!

 

 

4 thoughts on “Oficina de jogos SINEPE/SC (abril/2017)

  • Catia Silene Heil Schneider

    Bom dia Ana.
    Fiquei muito satisfeita com sua palestra ontem. Temos um longo caminho pela frente, a fim de desconstruir algumas ideias e reformular outras. Já estou adaptando alguns jogos para nossa prática em sala de aula.
    Obrigada por tudo e vamos mantendo contato!!
    Abraços, Cátia- Blumenau- Colégio Sagrada Família.

    Responder
    • Ana Ruth Starepravo
      Ana Ruth Starepravo

      Que bom que você gostou da formação, Catia. O caminho é mesmo longo, mas lembre que este espaço está aqui para ajudá-los. Grande abraço! Ana Ruth.

      Responder
  • Ana Carolina

    Olá Ana Ruth,

    venho aqui para agradecer tudo que partilhasse conosco na palestra, foi de fato além de rica em conteúdo pedagógico, encantadora! Não é muito comum vermos profissionais da educação que se dedicam à matemática conseguirem contemplar todos os níveis de ensino, principalmente a Educação Infantil. Tuas contribuições trouxeram muitas reflexões e que com certeza levarei para dentro da escola. Vamos a prática!!
    Obrigada!!
    Abraços!

    Ana Carolina M. Victoria – Florianópolis, Educandário Imaculada Conceição

    Responder
    • Ana Ruth Starepravo
      Ana Ruth Starepravo

      Eu é que te agradeço por esse retorno tão carinhoso, Ana! Lembre que você não está sozinha e pode contar com a ajuda desse espaço para enriquecer ainda mais a sua prática. Grande abraço.

      Responder

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *