O desenvolvimento de competências como foco do ensino escolar

WAJNSZTEJN, Alessandra Caturani. [et.al.]. Desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem escolar: o que o professor deve dominar para ensinar bem? Pinhais: Editora Melo, 2010.

Nesse texto apresento uma análise sobre a noção de competência para além do saber-fazer, discutindo a necessidade de se rever o papel dos conteúdos na escola. Estes, que muitas vezes são tidos como fins em si mesmos, deveriam ser trabalhados como meios para o desenvolvimento de competências mais amplas.

O texto tem como base a abordagem sobre competências usada em minha tese de doutorado, na qual realizei uma investigação sobre como podemos organizar o ensino da noção de multiplicação na escola,  para além da memorização e aplicação de algoritmos, numa perspectiva que privilegia o desenvolvimento da racionalidade e da aquisição de competências que transcendem o âmbito da matemática.

Trata-se do segundo capítulo do livro, que conta ainda com textos de: Alessandra Wajnsztejn; Cezar Braga Said; Julio Cesar Furtado; Maria Cristina Bomberg; Nivea Maria Fabricio; Rubens Wajnsztejn; Zita lagos Rodrigues, Egidio Romanelli; Marcos Meier; Mario Sergio Vasconcelos; Regina Emiko Shudo; Rui Trindade.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *