As crianças e suas notações na solução de problemas de multiplicação.

STAREPRAVO, A. R.; MORO, M. L. F. As crianças e suas notações na solução de problemas de multiplicação. In: MORO, M. L. F.; SOARES, M. T. C. (orgs.) Desenhos, palavras e números: as marcas da matemática escolar. Curitiba: Editora da UFPR, 2005. p. 107- 144.

O texto é um recorte da minha Dissertação de Mestrado, escrito em parceria com a minha orientadora (Maria Lúcia Moro).  Nele apresentamos uma análise dos procedimentos de solução elaborados por crianças de uma terceira série para problemas de multiplicação e de divisão apresentados oralmente, a partir de encartes de ofertas veiculadas por jornais locais. Nessa análise são levados em conta as possíveis antecipações de solução (anteriores à produção de qualquer registro), as notações produzidas pelas crianças e suas interpretações acerca dessas notações.

Em nossas conclusões, fazemos uma crítica à precocidade com que se apresentam os algoritmos convencionais nos anos iniciais, destacando a importância da elaboração de procedimentos de cálculo e de solução de problemas pelas crianças na escola para compreensão dos conceitos estudados.

Prefácio da obra de Gérard Vergnaud.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *