Ação e reflexão na formação docente: a experiência do município de Birigui.

STAREPRAVO, A. R. Ação e reflexão na formação docente: a experiência do município de Birigui. Birigui: Artmídia, 2013.

Realizei um trabalho de formação no município de Birigui/SP, entre os anos 2010 e 2016. No ano de 2012, colocamos em prática uma proposta alternativa e inovadora que tinha como objetivos de formação:

  • dar oportunidade aos professores de elaborarem, executarem e avaliarem intervenções de ensino de matemática numa perspectiva construtivista, com minha orientação (como especialista da área)
  • levar a formadora à sala de aula para compartilhar sua experiência com os professores em situações de ensino e de aprendizagem;
  • provocar reflexões sobre o ensino e aprendizagem de matemática a partir de intervenções pedagógicas realizadas pelos próprios professores e registradas em vídeos.

Esse trabalho superou nossas expectativas, causando um grande impacto em todos os envolvidos.  O livro nasceu de um amplo diálogo com a Secretaria de Educação, que acreditava na necessidade de documentar essa experiência.

Nesse livro apresento uma detalhada descrição dos procedimentos e da recepção de professores e equipe pedagógica das escolas do município de Birigui a esse projeto. Faço uma discussão acerca dos benefícios de uma formação pautada na reflexão sobre a própria prática pedagógica, apresentando o como e por que usar aulas gravadas em vídeos como estratégia de formação. Ofereço, ainda, uma descrição e análise do percurso dos educadores envolvidos: seus anseios, resistências, envolvimento e processo de  aprendizagem.

Considero essa obra uma referência importante para Gestores Municipais, formadores e demais interessados em Formação Continuada.

Obra com prefácio do prof. Lino de Macedo.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *